Dīpāvali

 

Hoje comemora-se o Festival da Luzes. A data é celebrada no primeiro dia do mês lunar kartika (calendário hindu).

Diz a tradição que deixar luzes acesas, velas e lamparinas é muito auspicioso. Assim como limpar a casa, usar roupas novas e qualquer outra ação que nos remeta à prosperidade. 

 

Prosperidade é Mahālakṣmi, não há separação destas duas palavras. E o Dīpāvali é dedicado a esta deidade. Para que tenhamos suas bençãos, deixamos luzes acesas na casa para que ela nos encontre, pois na lua nova não há claridade noturna.

Representa também a volta dos exilados Sītā e Rāma, depois de 13 anos na floresta. O Rāmāyāna é uma história cheia de simbolismos da tradição, além de ser linda.

Quando a população da cidade de Ayodhya soube que eles estavam chegando, fizeram fileiras de lamparinas acesas no caminho até o palácio.

Diwali (hindi) ou dīpāvali (sânscrito) significa linhas de lamparinas.

 

A simbologia representada por este evento é de que a luz da Consciência seja despertada em nós. Que possamos absorver o conhecimento de que somos livres, plenos e felizes. A volta de Sītā e Rāma só é possível depois que o demônio Rāvaṇa foi vencido, ou seja, a vitória do bem sobre o mal. Serve também para nos lembrar que essa vitória só foi possível por causa do amor. Amor entre Sītā e Rāma e também o amor devocional de Hanumān para com o casal.

Deixe alguma luz acesa durante a noite, cuidado com o fogo das lamparinas se preferi-las. Escute ou entoe o Mahālakṣmyaṣṭakam.

Que possamos ser abençoados por Mahālakṣmi, que a luz em nós se expanda para nosso entorno. Que o amor vença sempre.

 

Feliz Dīpāvali

 

Curiosidade:

1 - o calendário hindu é composto por 12 meses também, sendo que todos se iniciam na lua nova. Apesar de o ano ter início em março, os indianos comemoram o Ano Novo no Diwali, fazendo uma grande festa na família e até trocando presentes.

Você pode ler que tal mês se inicia na lua minguante e é verdade também. As principais luas são Cheia e Nova. A crescente e a minguante são como fases estendidas das principais fases. Se não for complicado não é indiano rsrsrs a gente aprende a aceitar as diferentes verdades da cultura e tradição.

2 - Festival comemorado no hinduísmo, jainismo, budismo e sikhismo. Cada um com uma simbologia diferente, mas todos com a mesma finalidade: eliminar a ignorância.


Participante: Marcela Valle


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Śaucam