Dīpāvali ou Divali

Amanhã será celebrado o Festival das Luzes. A data acontece de acordo com o calendário lunar hindu e cai nos meses hindus de āśvina e kārtika e, em outubro/novembro do nosso calendário.

Cada região da Índia traz um significado para essa comemoração. O certo é que celebramos a vitória da luz sobre a escuridão.

A história que eu mais gosto é a que se trata do dia em que o Rei Rāma retorna a Ayodhya depois de vencer o asura Rāvaṇa. Sītā, sua esposa é considerada reencarnação de Lakṣmī. Então, neste dia, luzes foram acesas para que eles encontrassem o caminho de casa. É dito que, no dia do Dīpāvali, é auspicioso deixarmos as luzes de casa acesas para que Mahālakṣmī nos encontre e abençoe nosso lar. 

Por ser considerado, também, uma celebração a Śrī Lakṣmī, deidade que representa riqueza e prosperidade, os agricultores o comemoram com a última colheita antes do inverno. Hora de pedir que não falte alimento para os próximos meses. 

Como fazer tua comemoração:

A casa deve estar limpa para receber Mahālakṣmī, acenda luzes e lamparinas, vista-se com roupas novas, faça comidas que você goste, reúna pessoas queridas em casa.

Curiosidade: Dīpa é lâmpada/lamparina e vali fileira. Fileira de lâmpadas. Fileira de luzes.

Você pode ver escrito Dīpawali, Deepawali, Dīpavali, Dīpāvalī, Dīwali, Deewali

Fotos: National Geographic


Colaboradora: Marcela Valle

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Śaucam